Gru era conhecido por sua natureza malvada e seu amor pelas coisas malignas. Ele era um vilão temido em todo o mundo e tudo o que ele desejava era roubar a Lua. Mas tudo isso mudou quando ele conheceu Lucy Wilde, uma agente da Liga Anti-Vilões.

Lucy foi designada para trabalhar com Gru a fim de capturar o vilão El Macho. Eles começaram a trabalhar juntos e, apesar de suas diferenças, gradualmente desenvolveram uma forte amizade. Mas o que Gru não esperava era que essa amizade se transformaria em uma paixão.

Ele começou a notar coisas em Lucy que nunca havia percebido antes. A maneira como ela se movia, a maneira como ela falava e a maneira como ela o provocava. Ele ficou confuso com esses sentimentos, pois nunca havia se preocupado com nada além de seus planos maléficos.

Durante uma missão perigosa, em que Gru e Lucy acabaram presos em uma caverna com dinamite, ele finalmente assumiu seus sentimentos e a beijou. Lucy pareceu surpresa, mas feliz, e a partir daí eles começaram um inesperado romance.

Gru percebeu que o amor era muito diferente da maldade que ele conhecia. Ele começou a mudar completamente e a se apaixonar por coisas boas, como ser pai adotivo das irmãs Margo, Edith e Agnes, e cuidar dos Minions, seus fiéis ajudantes amarelos.

O que era para ser uma missão para capturar um vilão se transformou na maior aventura de Gru. O amor de Lucy o transformou em um homem melhor e mais gentil. Ele ainda tinha sua essência malvada, mas agora a usava para proteger aqueles que amava e não para fazer o mal.

E com poder de seu amor, Gru e Lucy conseguiram capturar El Macho e salvar o mundo da destruição. E, no final, o casal continuou feliz juntos.

Assim, a história de Gru Malvado Favorito Apaixonado mostra que nunca é tarde para encontrar o amor e mudar para melhor. Este filme de animação é uma lição inspiradora para todas as idades e todos podem aprender com a jornada de Gru e Lucy.